Por Ricardo Gulias
Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as novidades das últimas semanas.
Analytics
Amazon EMR Studio – Recurso de autenticação baseado no IAM
O Amazon EMR Studio introduziu novas formas de autenticação para seus usuários, que agora podem se autenticar através do IAM com suas credenciais corporativas ou com AWS Single Sign-On. Com isso é possível fazer login diretamente no seu ambiente Studio utilizando a URL de acesso exclusivo que o EMR fornece ou utilizando o AWS Console se a escolha de autenticação for o IAM, outra forma é ser redirecionado para o portal do provedor de identidade.
Compute
Amazon EC2 – Modo Fleet instant com suporte a reservas de capacidade sob demanda
O Amazon EC2 Fleet agora suporta a reserva de capacidade sob demanda, o que é bem útil quando é preciso executar várias EC2 Fleet e quando desejar usar suas Reservas de Capacidade apenas nas Fleets selecionadas. Antes de solicitar uma Fleet EC2, é necessário criar um grupo de recursos de Reservas de Capacidade, adicionar suas Reservas de Capacidade direcionadas a esse grupo e fazer referência a esse grupo em seu modelo de lançamento de Fleet EC2.
AWS Elastic Beanstalk – Suporte na seleção do tipo de instância
O AWS Elastic Beanstalk agora oferece suporte na seleção do tipo de instância dinâmica para ambientes criados nele fazendo uma busca automática de todos os tipos de instâncias EC2 com base na região e zona de disponibilidade para uma variedade de aplicativos.
Containers
Amazon ECR – Nova a possibilidade de replicar repositórios individuais para outras regiões e contas
O Amazon ECR agora permite replicar repositórios individuais para outras regiões e outras contas e validar quando as imagens foram replicadas utilizando o API ECR. Isso acaba trazendo um controle mais granular para que seja possível replicar imagens em repositórios que nessecitam de replicação.
Database
Amazon DynamoDB – Com um filtro mais granular do registro de auditoria
O Amazon DynamoDB agora permite fazer um filtro mais granular do registo de auditoria para o plano de dados do DynamoDB. Você pode usar o CloudTrail para filtrar e recuperar uma atividade da API de plano de dados do DynamoDB Streams, facilitando bastante a rastreabilidade durante um troubleshooting ou na recuperação de informações relacionadas à conformidade e auditoria.
Amazon ElastiCache – Suporte às instâncias m5g e R6g em novas regiões
O Amazon ElastiCache para Redis e Memcached agora suporta as famílias de instâncias Graviton2 M6g e R6g em novas regiões, incluindo São Paulo e com isso os clientes que utilizarem este modelo podem ter uma melhoria de preço/desempenho de até 45% em relação às instâncias da geração anterior.
Management
Amazon S3 Access Points – Suporte a métricas do CloudWatch
O Amazon S3 Access Points agora possui o suporte de monitorar as métricas de solicitação utilizando o CloudWatch. Com isso, as métricas de solicitação S3 agora podem ser geradas para todos os objetos em um intervalo, além disso é possível gerar métricas para combinações específicas de prefixo, tags de objeto ou pontos de acesso.
AWS Service Catalog AppRegistry – Suporte a AWS Systems Manager
O AWS Systems Manager agora possui suporte ao AppRegistry para criar aplicativos dentro de sua infraestrutura como código, pipelines CI/CD e processos de pós-provisionamento. Além disso, é possível usar o Application Manager para visualizar dados operacionais de aplicativos e executar ações operacionais.
Network and Content Delivery
AWS Site-to-Site VPN – Lançamento do utilitário Download Configuration atualizado
O AWS Site-to-Site VPN lançou um utilitário de configuração de download atualizado. Com esta atualização, os clientes VPN Site a Site podem gerar modelos de configuração para dispositivos Customer Gateway (CGW) compatíveis, facilitando a criação de conexões VPN para AWS.
Security
AWS WAF – Com suporte a expressões regulares
O AWS WAF estendeu o suporte a expressões regulares (regex), permitindo que os padrões de regex sejam expressos em linha dentro de uma instrução de regra, isso simplifica bastante a configuração e traz uma granularidade, porque você poderá usar apenas um único padrão regex na sua lógica de regra WAF ao invés de ter que criar um conjunto de padrões regex.
Storage
Amazon Detective – Suporte de investigação de segurança S3 e descobertas relacionadas ao DNS
O Amazon Detective adicionou suporte de investigação de segurança para o S3 e descobertas relacionadas ao DNS no GuardDuty, facilitando a vida dos analistas de segurança em suas mitigações.Com isso, os analistas de segurança podem agora analisar, investigar e identificar rapidamente a causa raiz de todos os tipos de localização do GuardDuty usando o Detective.
Quer saber as novidades da AWS das últimas semanas? Leia nosso blog!
E acompanhe toda sexta-feira em nosso canal do Youtube nossa live sobre as Novidades da Semana.