06/09/2022
Por Luana Farinazzo
Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as últimas novidades sobre Data!
Amazon RDS for PostgreSQL – Suporte a minor version 14.4
Liberado o minor version 14.4 do RDS PostgreSQL. Além de várias correções, nesta também é tratado o problema do uso de “CREATE INDEX CONCURRENTLY” e “REINDEX CONCURRENTLY” que poderia gerar corrupção silenciosa de dados de índices.
Amazon QuickSight – Nova interface
O Amazon QuickSight, o serviço serverless de BI (business intelligence) da AWS, agora possui uma nova interface para gerenciamento de dataset, mostrado de forma completa na página, diferente de antigamente, o qual era um poup-up com espaço limitado.
Amazon RDS for Oracle – Suporte as instâncias M6i and R6i em novas regiões
O Amazon RDS Oracle agora suporta instâncias m6i e r6i na região de São Paulo. Em abril deste ano o suporte já havia sido liberado, mas somente para algumas regiões que não incluía o Brasil.
Amazon RDS for SQL Server – Suporte as instâncias M6i, R6i and R5b em novas regiões
O Amazon RDS SQL Server agora suporta instâncias m6i, r6i e r5b em regiões adicionais, e dentro destas encontra-se a região de São Paulo.
Amazon QuickSight – Nova forma de registro
O QuickSight agora possui uma nova forma de realização de sign in que segue três passos:
1. Primeiro requer o nome da conta do QuickSight
2. Em seguida é questionado o nome do usuário
3. Esta última etapa varia com a forma que foi configurado o sign-in, se pelo QuickSight nativo, ou usuário de AD ou IAM user/root.
Esta mudança não impacta quem usa o SSO (Single Sign On).
Amazon ElastiCache for Memcached e MemoryDB for Redis – Compliance com HIPAA
O Amazon ElastiCache for Memcached agora está qualificado para o HIPAA (Health Insurance Portability and Accountability Act), o qual são normas que as instituições de saúde dos EUA devem cumprir para proteção de informações pessoais.
AWS Glue – Lançamento do Crawler History
O AWS Glue crawler tem a função de analisar dados armazenados tanto em estrutura de tabelas como arquivos para inferir formatos e esquemas de dados e então popular o AWS Glue Data Catalog.
A novidade é que agora o crawler provê métricas de suas execuções, simplificando a monitoração e a auditoria. Exemplos de informações disponibilizadas: alterações de dados ocorridas a cada exeução do crawler, incluindo alterações no esquema do banco de dados, etc.
Amazon RDS for Oracle – Suporte a Oracle Data Guard Switchover e backups automáticos para réplicas
O Amazon RDS for Oracle agora suporta switchover entre seu banco de dados primário e suas réplicas. Ou seja, é possível fazer com que uma instância primária passe a ser uma réplica e uma réplica passe a assumir como instância primária.
Se existirem outras réplicas que não fazem parte desse processo de troca de primário para réplica, elas são automaticamente reconfiguradas para capturarem informações replicadas da nova instância que assumiu como instância primária.
Isto pode ser utilizado para testes de DR, manutenção de instâncias RDS sem impacto de downtime, etc.
Esta feature é possível por conta do Oracle Data Guard Switchover.
Agora também é possível gerar backups automatizados e snapshots manuais de réplicas do RDS Oracle.
O Oracle Data Guard Switchover está disponível em todas as regiões sem nenhum custo, mas, é necessário possuir a licença Oracle Enterprise Edition para usar réplicas no modo mounted e uma licença adicional de Oracle Active Data Guard para usar réplicas no modo read-only.
Amazon RDS – Configuração de instância EC2
Durante a criação de uma instância RDS ou Aurora, agora é possível escolher uma instância EC2 que se deseja ter conectividade com este banco de dados com um único clique.
Por baixo dos panos a AWS realiza todas as configurações de rede necessárias para que a comunicação segura ocorra entre a nova instância RDS criada e a outra instância EC2 escolhida, sem ser necessário qualquer configuração de VPC, subnet, security group por parte do usuário.
Amazon DynamoDB – Suporte de Bulk Import de dados do S3
Agora é possível fazer bulk import de dados do S3 para tabelas no DynamoDB. Isso simplifica o processo de carga de dados eliminando a necessidade de criar scripts ou soluções para realizar este tipo de carga.
Isto facilita a migração de dados, teste de carga, compartilhamento entre tabelas e contas além de simplificar plano de DR (Disaster Recovery) e continuidade de negócio.
Uma informação importante é que ele não consome a capacidade de escrita da tabela, então não é necessário realizar nenhum aumento de WRU durante o processo de carga.
O bulk import suporta CSV, DynamoDB JSON e Amazon Ion como formatos de input.
Os custos para o import são $0,225 por GB para São Paulo e $0,15 por GB para North Virginia.
Amazon Redshift – Novos recursos de acesso
O Query Editor v2 do Redshift, lançado há um ano e usado para realizar consultas SQL em banco de dados Redshift, agora possui as possibilidades de realizar acesso utilizando um usuário federado a um IdP( Identity Provider). Deverá ser configurado o IdP para passar um usuário do banco de dados e group (este opcional), adicionando tags como atributos SAML.
De forma adicional também é possível realizar mudar configurações globais no Query Editor, tais como, linhas exibidas por página, máximo de conexões de banco de dados por usuário, etc.
Amazon Aurora – Suporte a Internet Protocol Version 6 (IPv6)
O Aurora agora suporta protocolo IPV6. Esta opção é aplicada tanto para instâncias existentes quanto para novas e está disponível em todas as regiões.
Amazon RDS Custom for Oracle – Suporte a Scale Compute
O RDS custom for Oracle, ou seja, a opção de RDS Oracle que permite acesso ao sistema operacional e ao ambiente de Banco de Dados, agora suporta operação de scale up e down, ou seja, aumentar ou diminuir sua capacidade verticalmente (vCPU, Memória).
AWS Glue – Suporte a chamada Flex
A nova opção de execução do Glue chamada Flex promete reduzir os custos em até 34% pois utiliza capacidade ociosa na AWS.
Esta opção é indicada para workloads não produtivos/críticos porque o horário de início e seu tempo de execução variam já que depende de ter recurso ocioso.
Esta opção já está disponível em São Paulo.
Amazon DocumentDB (with MongoDB compatibility) – Suporte a DML (Data Manipulation Language)
O DocumentDB, serviço gerenciado AWS com compatibilidade com o MongoDB, agora possui suporte de auditoria para registros de DML (Data Manipulation Language), em adicional ao DDL (Data Definition language) que já existia. É possível analisar as informações no CloudWatch Logs.
Esta opção está disponível em todas as regiões onde o DocumentDB é suportado.
Amazon RDS Custom for Oracle – Suporte a promoção de instância primária de um banco de dados
Utilizando o RDS Custom for Oracle, agora é possível promover uma instância primária de banco de dados de leitura e escrita, uma instância que tenha sido criada como uma réplica gerenciada do banco de dados.
O Amazon RDS Custom for Oracle pode ter até 5 réplicas gerenciadas.
Estas réplicas gerenciadas são criadas em modo “mount”, ou seja, elas tem acesso aos dados do banco mas não são abertas para leitura e/ou escrita, mas, podem se tornar uma instância somente de leitura sendo necessário realizar uma mudança manual na instância. Para isso é necessário que o cliente possua licenças de Oracle Active Data Guard.
Amazon RDS for PostgreSQL – Suporte a novas minor versions 14.3, 13.7, 12.11, 11.16 e 10.21
O Amazon RDS PostgreSQL agora suporta novas minors versions: 14.3, 13.7, 12.11, 11.16 e 10.21.
Quer saber as últimas novidades da AWS? Leia nosso blog!
E acompanhe toda segunda-feira em nosso canal do Youtube nossa live sobre as Novidades da AWS.
Luana Farinazzo
Technical Account Manager
luana.farinazzo@darede.com.br
Luana Farinazzo atua como Technical Account Manager, e tem vasta experiência com Tecnologia da Informação trabalhando na função de Project Manager, SDM , pré-vendas, entre outros. Ela também possui diversas certificações sendo a última AWS Solutions Architect Associate.