A partir de 2018, o portfólio da Amazon Web Services (AWS) ganhou um parceiro: O Grupo GCB S.A, uma holding especializada no mercado financeiro e de capitais, com foco nos segmentos de investimentos, consultoria financeira, securitização, antecipação de recebíveis e tokenização de ativos ilíquidos. Suas atividades são desempenhadas através das empresas, GCB Capital, GRCB, FMI Securitizadora, Adiante Recebíveis e PeerBR. O grupo GCB foi fundado em 2008, inicialmente focado 100% no mercado tradicional de investimentos. Ao longo dos anos, passou a expandir suas áreas de atuação, buscando escalabilidade e inovação, através do uso intensivo de tecnologia, logo iniciando a sua parceria com a AWS.
Ao identificar o potencial do mercado de antecipação de recebíveis, o Grupo GCB lançou sua primeira fintech, o Adiante Recebíveis, que busca revolucionar o mercado de crédito para pequenas e médias empresas, tendo como mote o “dinheiro em um clique”. Atualmente, a fintech conta com mais de 100 mil usuários cadastrados e utiliza de tecnologia intensiva e inteligência artificial para conceder crédito de maneira 100% digital, sem nenhum tipo de interferência humana.
Pensando no funding para a operação de crédito, fez-se necessário um novo formato de conexão com investidores, que também funcionasse 24 horas por dia e todos os dias da semana. Dessa forma, surgiu o PeerBR, com o intuito de conectar tomadores de crédito com investidores que, agora, passaram a ter acesso a ativos antes disponíveis apenas para grandes investidores institucionais. Hoje em dia a plataforma que tem como foco o mobile possui cerca de 40 mil usuários cadastrados e oferece diversas modalidades de investimentos, dentre elas: precatórios, cotas de consórcio e mais de 10 criptomoedas diferentes.
Missão e desafio
O Grupo GCB tem como missão principal ser a maior empresa do mercado financeiro brasileiro, atuando em diversos segmentos do mercado aliando todo o know-how financeiro da empresa com tecnologia, além de possibilitar a automatização de processos – antes manuais e burocráticos. O maior desafio consiste em conciliar esses dois mundos: finanças e tech, para que o crédito e os investimentos sejam vistos e revolucionem o mercado brasileiro. Hoje, já é possível descontar duplicatas a qualquer horário do dia ou semana, incluindo feriados, transformando o cenário de crédito para PMEs. Ao mesmo tempo, qualquer pessoa consegue investir em recebíveis tokenizados de maneira instantânea, revolucionando o cenário dos investimentos. Para tanto, a parceria com a AWS foi essencial para que todos os processos fossem automatizados, formando através de uma arquitetura simplificada e dinâmica as tomadas de decisões, com um processamento de dados eficaz e rápido, promovendo a revolução do mercado financeiro em termos de adiantamento de crédito, sendo que apenas por meio da tecnologia que tudo isso tornou-se concreto.
Essas decisões foram pautadas com análises detalhadas da infraestrutura, além de revisões realizadas no Well Architected para o workload do Adiante.
Serviços utilizados
Os principais serviços da AWS que possibilitaram o start dos produtos que hoje utilizamos: ECS, EC2, RDS, ROUTE53, S3, CodePipeline, CodeBuild, CodeDeploy, CloudFormation, lambda, Event Bridge, SQS, SNS, CloudWatch, SageMaker, X-Ray, WAF, Certificate Manager, CloudFront, ALB, ECR e Well Architected Tool.
Sempre visando otimização de custos e excelência operacional, que possibilitou criar todo um CI/CD de desenvolvimento, o delivery rápido e eficiente com o repositório de código integrado no GIT garante o tempo de SLA dos serviços caso tenhamos mudanças ou melhorias. As automações e facilidades da AWS permitem manter uma equipe enxuta e dinâmica para ter sempre uma entrega continua, e manter os recursos de acordo com a demanda necessária dentro dos picos de uso a plataforma, logo não tiveram dificuldades em ter escalabilidade e autogerenciamento, tudo isso com custos sob demanda, contribuindo muito para a operação como um todo.
Por que AWS?
Desde o momento que se despertou a vontade de mudar de transações manuais e analógicas para algo tecnológico e instantâneo, o Grupo GCB foi em busca de provedores de tecnologia, e com uma das sociedades do Grupo foram apresentados a AWS e toda a sua infraestrutura de serviços, que poderia ser consumida e ampliada de acordo com a sua vontade. Com isso, compatibilidade foi instantânea e, com a força tarefa jovial possuíam, tudo se caminhou a passos largos e convictos.
Durante o tempo, os projetos embrionários foram crescendo e, hoje, esses projetos viraram as empresas do grupo, todas com a infraestrutura nativa da cloud da AWS. Com a evolução da equipe e aprimoramento dos serviços, encontramos e mantivemos a qualidade do ambiente com o apoio de parceiros e da própria Amazon, além do próprio framework do Well Architected utilizado para as revisões.
A facilidade que tiveram durante este período, para crescimento, apoio, ajustes e inovações, foi primordial para o grupo manter sempre a parceria ativa com a AWS. Hoje, sempre que a empresa é apresentada, é lembrada de citar que todos os ambientes de desenvolvimento, qualidade de software, Data Science e produção estão na AWS, assim atraindo e evidenciando a confiança no serviço para os clientes, novos funcionários e parceiros.
Resultados GCB com AWS
Os serviços de cloud da AWS contribuíram muito para a capacidade de escala das fintechs do Grupo GCB. Foram mais de 140 milhões transacionados em antecipação de recebíveis para PMEs na fintech de crédito, Adiante Recebíveis, e mais de 100 mil clientes, destaque para o PeerBR quem vem expandindo sua base, mais que a triplicando no último ano e seguindo em forte ritmo de crescimento alcançando a marca de 50 mil investidores cadastrados.
Além disso, existem projeções de crescimento para o grupo que incluem mais que 5 vezes o total valor transacionado para o ano de 2023, ultrapassando 300 milhões de reais em antecipação de recebíveis. Além disso, na vertente de investimentos tokenizados, o valor projetado é superior a 200 milhões de reais dentre seus diversos produtos.
Hoje, a área de tecnologia na empresa representa 70% dos funcionários que utilizam os serviços da AWS direta ou indiretamente de forma diária. Além disso, o grupo conta com dois AWS Partners (Darede e a Real Cloud) para apoio e soluções, mas assim como nos produtos e transações, a vontade é de crescer e expandir ainda mais o quadro de funcionários, trazendo inovação e qualidade para o Grupo.