O último estudo do Itaú BBA diz que o futebol brasileiro
faturou 52 bilhões de reais. De olho nesse mercado, foi criada em 2006 a
FutebolCard, empresa que revolucionou o sistema de venda on-line de ingressos
de jogos integrando o sistema de catracas em estádios brasileiros.
A empresa operou, só no último ano, cerca de mil jogos do calendário brasileiro, comercializando mais de 6 milhões de ingressos, trabalhando com mais de 40 clubes, oferecendo diversos serviços, como programas de sócio torcedor, e-commerce de produtos esportivos, planos de telemedicina, streaming com conteúdo de Futebol, além de parcerias com federações e competições.
No último ano, a FutebolCard foi a responsável pela venda
dos 70 mil ingressos para a partida de despedida da seleção brasileira no
Maracanã, válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar. Outra
iniciativa de sucesso foi o programa de sócio-torcedor Avanti, do Palmeiras,
que saiu de zero e chegou a 123 mil sócios, por ocasião do lançamento do
Allianz Parque.
Inovação
A FutebolCard desenvolveu uma tecnologia própria para
leitura de cartões de crédito e débito pelas catracas, a PassFirst, que contou
com apoio inicial da Visa. Essa solução está disponível em grandes estádios,
como Maracanã, Morumbi e Mineirão. “Levamos essa tecnologia para todo o
Brasil. Hoje, temos clientes de Santa Catarina até o Maranhão”, explica
Dias.
Para proporcionar melhor relacionamento dos torcedores e resultados financeiros para os clubes, a FutebolCard desenvolve projetos de afinidade, como por exemplo o programa de sócio-torcedor Mais Fiel do Nordeste, do Náutico, que levou em conta a localização da moradia das pessoas e o poder aquisitivo, o que trouxe aumento no preço médio dos ingressos.
“Estamos desenvolvendo diferentes projetos inovadores
para garantir a satisfação do consumidor final, agregando valor às marcas dos
clubes, motivo pelo qual precisamos contar com uma nuvem robusta e escalável
como da AWS para dar suporte ao nosso crescimento”, enfatiza Dias.
Modernização na nuvem AWS
Durante a pandemia, período no qual os jogos aconteceram de
portões fechados, sem a presença do público, a FutebolCard reavaliou alguns
pontos do mercado e do próprio modelo de negócio, aproveitando para aperfeiçoar
a infraestrutura e suporte da empresa.
Assim, quando a volta gradual dos torcedores foi permitida
por órgãos públicos, a empresa estava pronta para atender à demanda reprimida.
“Havia uma dúvida se o processamento iria suportar a
demanda que teríamos pela frente, mas conseguimos executar o sistema de fila
com suporte do nosso fornecedor de DNS, o que ajudou a administrar esse período
de grande venda”, relembra o coordenador de infraestrutura Cloud &
DevOps da empresa, Caio Ramos.
Nesse processo foi fundamental a contratação dos serviços de
nuvem da AWS, como o Amazon Simple Storage Service (Amazon S3), o AWS
CloudFront que é um CDN (Content Delivery Network ou Rede de entrega de
conteúdo), AWS WAF (Web Application Firewall), bem como Amazon EC2 Auto Scaling
utilizando assim todo o potencial de disponibilidade e escalabilidade da nuvem.
Em paralelo com a montagem de estrutura, o apoio do parceiro Darede –
Premiere Consulting AWS Partner, permitindo a realização do assessment para a
realização da migração total para a AWS.
“Evoluímos ainda mais nossa base de dados, que reúne cadastros de mais de 6 milhões de torcedores. Isso é o core do nosso negócio, muito importante para a área de marketing e conhecimento dos clubes. Com a modernização do banco de dados, conseguimos otimizar a escalabilidade da aplicação, inclusive com redução de custos, trabalhar de uma forma automatizada e com mais segurança”, ressalta Alan Machado, DBA – Database Administrator da FutebolCard.
A empresa está em constante transformação para implementar
modernidade, comodidade e segurança para o torcedor e entregando soluções
práticas para clubes, competições e federações. São inúmeros projetos
tecnológicos que serão lançados em breve. Ainda no campo do pioneirismo, a
FutebolCard selou um acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública que
disponibiliza o sistema Córtex de identificação de procurados com mandados de
prisão ou torcedores impedidos de entrar no estádio. Se o indivíduo tentar
passar na catraca, ele é imediatamente identificado e detido. O piloto foi
realizado no estádio do Maracanã na partida entre Fluminense x América-MG, com
resultado positivo para a justiça brasileira, ressalta Felipe Nunes, Gerente de
TI da FutebolCard.
Outro projeto que está área de inovação da FutebolCard é
criação de ingressos em NFTs para jogos comemorativos, produto valioso entre
torcedores e colecionadores apaixonados por times de futebol, complementa
Felipe.