Por Cassius Oliveira
Graças a uma cultura de inovação contínua presente em diversas empresas mundo afora, às necessidades da indústria 4.0 e de tecnologias como o Big Data e a Inteligência Artificial (IA), as instituições de ensino precisaram se reinventar. Velhos métodos de aprendizagem que englobam basicamente a sala de aula com lousa, giz e papel já não são suficientes para atender as demandas das novas gerações de alunos que certamente ocuparão cargos que ainda nem existem. Ao mesmo tempo, encaramos um momento singular em que escolas do mundo inteiro tiveram suas portas fechadas e se viram forçadas a implementar o ensino a distância de uma hora para outra.
Mas o que é Educação 4.0?
A Educação 4.0 é um novo modelo de aprendizagem que busca se alinhar as demandas da quarta revolução industrial que se concentra na tecnologia inteligente, na inteligência artificial e na robótica dentro dos processos de empresas de todos os setores. Uma modelagem que deve ser aplicada desde os estágios da educação de base, onde os alunos podem desenvolver habilidades de inovação e criatividade até as universidades onde os estudantes podem colocar em prática tecnologias como o Cloud Computing, por exemplo, para assim diminuir a distância, que hoje é clara, entre essas novas profissões e alunos recém formados.
Cloud e Educação
A tecnologia em Cloud pode ser uma grande facilitadora para implementar a Educação 4.0 nos processos de uma instituição de ensino. Ela pode trazer uma moderna abordagem de ensino e aprendizagem, a utilização de softwares como o Moodle, um serviço open-source projetado para ajudar profissionais da educação a criar um método de aprendizagem de forma totalmente eficaz, e o Amazon AppStream 2.0, um serviço de streaming de aplicativos totalmente gerenciado, que facilita a virtualização de espaços de laboratório de informática, além de oferecer um suporte integral ao ensino online.
Uma tecnologia, facilmente utilizada a partir da cloud computing, que pode auxiliar de forma clara setores da educação é a Machine Learning, pois ela pode ser utilizada tanto em sala de aula no processo de desenvolvimento de alunos, como para detectar estudante em dificuldades de forma preventiva e agir de forma mais assertiva, além de auxiliar na retenção de alunos.
Assim como outras empresas, as instituições de ensino pretendem investir na tecnologia em cloud nos próximos anos, a expectativa é que, de acordo com a VexxHost, o mercado de cloud na educação deva girar em torno de US$ 54 milhões. A partir desse cenário, a Amazon Web Services (AWS) investe constantemente neste setor além de oferecer um grande portfólio voltada para empresas de educação, como o Amazon Workspaces, um serviço gerenciado que ajuda a provisionar desktops Windows ou Linux, para assim auxiliar aulas remotas, além do AWS Educate, um portal completo tanto para instituições quanto para estudantes.
Benefícios da Educação 4.0
A Educação 4.0 traz diversos benefícios tanto para as instituições de ensino quanto para os alunos. Assim como para as demais empresas, a tecnologia em cloud proporciona entregas mais rápidas, um melhor desempenho no ambiente de TI da instituição, mais segurança nas informações tratadas na estrutura além da otimização de custos, que aparece como uma grande vantagem, uma vez que o modelo pay-as-you-go, bastante utilizado nas plataformas, pode auxiliar as instituições de ensino no período de férias, em que a demanda é baixa.
Veja nosso artigo sobre Cloud e Educação! E veja tudo sobre tecnologia no Blog da Darede!