Pedimos a nossos colaboradores um depoimento sobre suas impressões ao trabalhar na Darede. Um feedback para demonstrar aos futuros funcionários nossos diferenciais, como acolhemos a todos, permitindo o desenvolvimento profissional e pessoal de cada um de nossos #cloudspecialists! Perguntamos a todos: “Para você, como é trabalhar na Darede?” e essas foram as respostas:
Marcos Medeiros – Analista de Service Desk
“Trabalhar na Darede, te faz entender que a inovação em modo geral, tem que ser praticada como uma filosofia de vida, o novo nunca nos assustou, e as mudanças se fizeram forte nesse momento que enfrentamos, Darede te ensina que é muito além das nuvens.”
Matheus Moreira da Silva – Analista de Pré Vendas
“Trabalhar na Darede é viver imerso de inovação, desafios e aprendizados, rodeado de ótimos especialistas que estão sempre dispostos para fazer o melhor para o cliente.”
Lucas Cardoso – Especialista de Infraestrutura Cloud AWS
“Dizem que o trabalho edifica o ser humano, e o torna parte da sociedade a qual pertence, dizem que se torna “trabalhadô” ou “pagador de boleto”, quando entrei nesse mundo tive uma quebra de barreiras muito grande. Tive gestores e chefes que perguntavam como minha família estava, e me davam o poder de escolher ser alguém melhor, me mostravam caminhos ao invés de forçarem a rota. Hoje meu caminho é construído ao lado de quem esteve presente, e escolheu estar. Hoje a sociedade a qual pertenço é a extensão do lado bom da vida, e a tudo e todos, eu sou grato!”
Leticia Albuquerque Cintra – Service Delivery Manager (SDM)
“Trabalhar na Darede ao longo desses dois anos tem sido um grande desafio, entendendo que colocar o cliente no ponto central da nossa atenção vai muito além de uma palavra bonita. E que esses grandes desafios estão aí para nos fazer crescer como pessoas e profissionais.”
Roberto Lima – Executivo de Vendas
“Para mim trabalhar na Darede é muito gratificante, uma empresa séria, comprometida e focada na satisfação do seu cliente, que valoriza pessoas, incentiva o desenvolvimento pessoal, tira o seu colaborador da zona de conforto para buscar novos desafios de uma forma natural.
Isso que faz toda a diferença, por que com essas ações conta com profissionais capacitados, comprometidos e com pensamento de dono, que não medem esforço para entregar os seus resultados.”
Wesley Soares – Analista de Auditoria, Governança e Compliance
“Só tenho sentimento de gratidão em fazer parte do time Darede! Considero essa empresa como minha segunda casa, trabalho há 5 anos e posso dizer que aprendi demais aqui. Diariamente somos desafiados em ser os melhores. A obsessão pelo cliente, o clima descontraído, o ótimo relacionamento entre pessoas e o espírito jovem, tornam a Darede diferente de muitas empresas no mercado. Por ser uma empresa inovadora, cheia de oportunidades, ela se preocupa em dar melhores condições de trabalho a seus colaboradores. Acredita muito no desenvolvimento de seus colaboradores e presta total apoio nesse crescimento. Eu tenho orgulho de crescer junto com a empresa e de falar que trabalho na Darede.”
Sandro Roberto Wostor Aulicino – Assistente Administrativo
“Trabalhar na Darede é sentir-me em constante movimento, encarando desafios onde me foram agregados conhecimento e performance, me possibilitando uma evolução conjunta, em forma de parceria, unidos numa trajetória onde o futuro é como o universo, sem limites”.
Robson Assunção da Lomba – Especialista de Infraestrutura Microsoft
“Para mim, trabalhar na Darede é trabalhar com amigos que confiam em meu trabalho. É um ambiente descontraído e, ao mesmo tempo, muito profissional. A Darede é uma escola para cada colaborador. Um dos pontos mais legais de se trabalhar na Darede é a liberdade que temos para tomadas de decisões e para nosso próprio desenvolvimento pessoal. Sinto que voltei para a faculdade – Trabalho com amigos e aprendo algo novo todos os dias nas mais diversas áreas. Tenho um orgulho enorme de fazer parte deste time!”
André de Jesus Dória – Analista de Service Desk
“Entrei na Darede em plena pandemia! A empresa me abraçou, me valorizou e além da oportunidade de emprego, me deu a chance de aprender mais e mais para continuar sonhando e buscando concretizar meus objetivos de forma extraordinária. Com campanhas que nos incentivam a estudar não apenas para o crescimento profissional, mas principalmente pessoal!
A Darede me faz sentir que estou no caminho certo!”
Vinicius Rodrigues de Freitas – Analista de Service Desk
“É inteiramente satisfatório trabalhar na Darede, pois em meio a tantas dificuldades e turbulências a Darede demonstra cuidado e interesse ativo com seus funcionários proporcionando possibilidades para que todos estejam confortáveis, seja em suas casas, seja no escritório, fazendo isso com muita segurança; este é um ambiente onde vemos a versatilidade de um conjunto de pessoas que empenhadas pelo mesmo objetivo estão alcançando cada um dos objetivos traçados. A gratidão de ter a experiência e a possibilidade de crescimento profissional e pessoal que tenho na Darede passa da Cloud. Aqui é onde a união fez a força durante a pandemia de Covid-19 e continuará até que pelo nosso trabalho sejamos a maior e melhor consultoria de tecnologia do Brasil”.
Adimar da Silva Cruz Junior – Analista de Suporte
“Trabalhar na Darede é um orgulho! É trabalhar com respeito, cumplicidade e responsabilidade! É um desafio diário, que contamos sempre com a ajuda de todos, sempre dispostos a ajudar, e ser incentivado a buscar o seu melhor diariamente, e batalhar por um grupo e por conquistas juntos. E saber que você não está sozinho, que é uma equipe, uma família.”
Ivan Assolant Vencato – Analista de Pré-Vendas
“Muita gente se pergunta como é trabalhar na área de TI. Será porque a área tem bons salários? Será porque já mexem com computadores e acham interessante? Será porque a cultura do pessoal da área parece legal? Será porque tem muitas possibilidades para inovar e empreender? Será porque a área tem muita demanda? Pode ser todas essas coisas, ou mesmo só por tentar algo novo.
Conforme a sociedade vai mudando e a inclusão digital aumenta as pessoas vão entendendo cada vez mais que a área tecnologia empodera as pessoas para fazerem diferença no mundo real. Podemos falar muitas coisas sobre a importância da área e sobre o mercado, mas aqui vou trazer um relato pessoal de como estar em começo de carreira numa empresa de infraestrutura de TI como é a Darede.
Meu nome é Ivan e eu trabalho no setor de pré-vendas da Darede. Para quem vem de fora é comum pensar que um pré-vendas é como um vendedor, mas em TI e algumas outras áreas, o pessoal de pré-vendas na verdade é quem elabora soluções técnicas para os clientes, estima o esforço envolvido e define o que será vendido. Nosso papel na escolha de tecnologias e soluções é tão importante que em alguns casos e, especialmente em outros países, somos também chamados de “Arquitetos de Soluções.”
No meu dia-a-dia tenho a oportunidade de conhecer clientes de todo tipo de setor e um dia nunca é igual ao outro; uma das melhores coisas na nossa área é que sempre temos contato com negócios reais que resolvem todo tipo de problema e para todo tipo de cliente. Mais do que conversar com os clientes, temos a oportunidade de entender como eles resolvem estes problemas e como podemos aplicar as tecnologias que conhecemos para que eles façam isso de forma ainda melhor.
A especialidade do nosso setor e da Darede é AWS, mas, na verdade, atendemos a várias demandas na área de redes: sistemas, DevOps, hiperconvergência (como, por exemplo, integrar telefonia e redes), entre outras. Temos casos de clientes que querem migrar para a nuvem; casos de clientes que querem construir algo novo do zero e entenderam o potencial da nuvem e casos de clientes que já estão na nuvem, mas querem modernizar as aplicações deles ou revisar a arquitetura que já têm para garantir que estão usando as melhores práticas.
Temos a oportunidade tanto de fazer um trabalho técnico que envolve o conhecimento das características das ferramentas e arquitetura de aplicações, quanto de sermos criativos nas soluções e o tipo de satisfação que isso traz nem sempre é fácil de se conseguir em outras áreas.
Num dia normal leio várias documentações de tecnologia, estudo cases de negócios e soluções em diversas áreas e realizo acessos a ambientes de clientes na nuvem para entender as tecnologias que utilizam e que tipos de soluções são interessantes para eles; tudo isso sempre pensando numa arquitetura eficiente para o que eles fazem e delineando quais as atividades técnicas necessárias e qual o esforço envolvido.
Além das pesquisas e análises, todas as semanas temos várias reuniões com profissionais técnicos e de negócios de várias empresas diferentes, elaboramos e fazemos apresentações e temos contato com colegas das várias áreas da Darede. Como muitos dos casos com os quais lidamos envolvem situações complexas, temos contato frequente com colaboradores sêniores da Darede e acabamos aprendendo várias peculiaridades que seriam difíceis de estarmos conhecendo de outra forma.
Temos um contato bastante próximo com a área comercial e isso também agrega muito para entendermos mais sobre programas de incentivos — há realmente muitas oportunidades sendo oferecidas pela AWS, tanto para grandes sistemas corporativos, quanto para startups ou mesmo casos mais simples como escolas que querem colocar um WordPress e um Moodle na nuvem para pararem de se preocupar com escalabilidade e disponibilidade.
Além dos programas de incentivos e como utilizá-los, nosso contato com o comercial é importante para entendermos mais sobre o que é importante ao se negociar na área de tecnologia.
Posso dizer com toda sinceridade que o ambiente de trabalho na Darede é excelente. Temos as correrias do dia-a-dia como em qualquer empresa, mas o ambiente é descontraído, podemos conversar abertamente com todo mundo e há muita diversidade de pessoas, tanto em termos de expertises diferentes, quanto de personalidades, gostos e origens. Inclusive, a Darede faz um esforço ativo em ter contato com a comunidade, ajuda na organização de eventos e tem a diversidade como um dos valores básicos da empresa; isso você constata só de conhecer o quadro de funcionários.
Sobre a interação da Darede com a comunidade, eu mesmo tive o meu primeiro contato com a empresa quando o nosso CTO e um dos meus colegas de pré-vendas atuaram como mentores do projeto de conclusão no meu curso técnico em redes de computadores. A Darede financiou o trabalho, tínhamos treinamentos semanais com os nossos mentores e, ao final do projeto, eu e mais um colega fomos contratados. Neste último semestre a Darede orientou 10 grupos na escola em que estudei e eu tive a oportunidade de eu mesmo ser um mentor em dupla com o meu gerente.
A Darede também investe muito nos funcionários. Temos vários programas de certificação, além do ressarcimento dos valores das provas. Temos GameDays feitos pelos próprios profissionais da AWS e várias premiações internas ao longo do ano, além do simples contato de pessoa a pessoa que temos no dia-a-dia com pessoas de todos os níveis da empresa que realmente estão interessados no nosso desenvolvimento profissional.
Entrei na Darede no meio da pandemia da COVID-19 e só vou eventualmente ao escritório. O home office traz alguns desafios, mas o ambiente todo com as reuniões que fazemos, com o computador corporativo, as suítes de ferramentas às quais temos acesso e a flexibilidade de trabalho me ajudam tanto a ser mais produtivo, quanto a ter uma qualidade de vida melhor e com um trabalho que me estimula intelectualmente.
Esta é a minha experiência trabalhando aqui na Darede. Se você quiser aprender mais sobre o que fazemos e sobre como você mesmo pode estar aprendendo a usar a nuvem ao seu favor e fazer as suas soluções para os seus problemas, acompanhe as lives da Darede no YouTube com conteúdo didático excelente e novidades da AWS e também o nosso grupo no Telegram onde você pode conversar com os profissionais das nossas equipes e pessoas da comunidade.”
Venha ser um #cloudspecialist! Acesse:https://www.darede.com.br/trabalhe-conosco/