23/09/2022
Por Nayara Nascimento
A Darede entende que apenas através do conhecimento é possível mudar pessoas e empresas através da tecnologia. Prova disso é que uma das integrantes da Darede, Nayara Nogueira Escudeiro Nascimento, participa de uma iniciativa que irá participar da Olimpíada Brasileira de Robótica, são os Taubóticos (@equipetatuboticos.obr)! Uma equipe que desde 2017 participam do mundo da robótica.
Em seu início eles já participaram de uma competição renomada na área: a First Lego League. A partir disso os Taubóticos marcam presença em diversos torneios internos, competições práticas e como auxiliares voluntários em eventos nacionais de tecnologia, colecionando diversas premiações por onde competem.
Taubóticos na OBR
A Olimpíada Brasileira de Robótica é uma competição que reúne jovens de todos os cantos do país, que possui o objetivo de incentivar seus conhecimentos na área de ciência e tecnologia. Sendo uma competição tão diversa, atualmente, é possível competir nas seguintes categorias: prática (presencial, simulação e apresentação) e teórica, todas divididas em níveis de dificuldade dependendo do nível de escolaridade dos competidores.
MODALIDADES
★ Teórica: O aluno deve realizar uma prova individual contendo principalmente conhecimentos relacionados a lógica, robótica e matemática, onde será desafiado a solucionar questões semelhantes ao cotidiano.
★ Prática: Em um grupo de até 4 competidores, construir um robô que supere adversidades ao longo de um trajeto, se orientando através de uma linha. No final desse percurso, estarão algumas peças (simulando vítimas), e elas devem ser resgatadas pelo robô construído, assim finalizando o desafio.
★ Apresentação: Os alunos desenvolvem projetos que serão apresentados de maneira virtual aos jurados através de um vídeo de até 5 minutos. Tal modalidade engloba algumas subcategorias, sendo elas:
★ Maker: Avalia a equipe que criou um robô com o maior número possível de peças feitas pelos próprios alunos, e com menor número possível de materiais prontos de kits.
★ Inovação: A equipe deve projetar, criar, desenvolver ou produzir algum processo inovador no robô com o objetivo de ajudar a conquistar mais eficiência na competição.
★ Programação: Busca avaliar e premiar as equipes que programaram o robô com código claro, compreensível, direto, eficiente, otimizado, elegante, apropriado e documentado.
★ Trabalho em equipe: Visa avaliar aos alunos da equipe que mais se dedicou, ajudando a si própria, bem como outras equipes, a superarem desafios ao longo dos treinamentos, especialmente em tempos de distanciamento social.
★ Modelagem virtual: Premia as equipes que planejaram, modelaram, desenharam manualmente ou em softwares apropriados, o seu robô e mecanismos desenvolvidos, ou que seriam desenvolvidos para participarem da competição.
★ Responsabilidade social e divulgação científica: Nesta categoria, são avaliadas as equipes que realizaram atividades para compartilhar o conhecimento adquirido com a escola/comunidade, atividades para ampliar a participação de meninas na robótica e tecnologia. É aqui que nossa equipe se encontra!
Com exceção da última subcategoria supracitada, todas estão relacionadas à competição prática.
BENEFÍCIOS
A OBR, assim como outras olimpíadas do conhecimento, têm uma importância significativa na vida do aluno. Há muitos benefícios para aqueles que se preparam para essas competições: um senso de responsabilidade é adquirido, uma gama de experiências é gerada, sem contar o peso no currículo que essas competições geram! Um aluno que tenha um certificado e medalha adquiridos em olimpíadas, tem um diferencial importante no momento de ingressar em faculdades e no mercado de trabalho. A OBR é capaz de provocar mudanças positivas nas mentes e nas vidas dos jovens!
Nayara Nascimento
Técnica em Desenvolvimento de Sistemas
nayara.nascimento@darede.com.br
Nayara Nogueira Escudeiro do Nascimento, Integrante da área de Dosystems da Darede no Squad “Plataforma de Comunicação” carrega consigo uma proficiência técnica em Desenvolvimento de Sistemas, Certificação AI-900 da Microsoft Azure e Medalha Olímpica na Olimpíada Brasileira de Robótica pela @equipetatuboticos.obr!