As certificações nas diversas áreas da TI são essenciais. No mercado de trabalho são muito valorizadas, principalmente porque demonstram o nível de suas habilidades em determinado assunto.
08/09/2023
Por Giovana Costa
O que são as certificações?
Elas são documentos recebidos após você realizar um exame de certificação de uma determinada empresa. Ao passar neste exame, a mesma disponibiliza um certificado que comprova que o indivíduo aprovado sabe de fato como utilizar suas tecnologias e serviços.
Quando o assunto é Cloud Computing temos três
grandes provedores, sendo: Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure e Google
Cloud Platform (GCP). Esses que fornecem seus próprios exames de certificação
para cada nível de usuário.
Quais certificações existem no mercado de Cloud Computing?
O mercado tem uma gama relativamente grande de certificações, por isso, neste artigo irei focar apenas nas certificações dos provedores citados acima.
AWS Certified Cloud Practitioner (CLF-C02)
Esta certificação de nível básico possui 65 questões variando de múltipla escolha ou múltiplas respostas. Ela requer que o indivíduo tenha um conhecimento geral da nuvem AWS.
A prova exige que o participante saiba descrever e posicionar os serviços da AWS de acordo com os seguintes domínios:
- Computação
- Rede
- Banco de dados
- Armazenamento
Microsoft Certified: Azure Fundamentals
Já a certificação da nuvem da Azure possui em média 40 a 60 questões e também varia entre perguntas de múltipla escolha e perguntas com múltiplas respostas. Ela exige que seus participantes tenham domínio sobre os seguintes temas:
- Descrever conceitos de nuvem
- Descrever a arquitetura e os serviços do Azure
- Descrever a gestão e governação do Azure
Cloud Digital Leader
O exame de certificação do GCP conta com uma média de 50 a 60 questões, sendo elas de múltipla escolha e também de seleção múltipla. Para esta certificação é necessário que o participante tenha os seguintes conhecimentos:
- Conhecimento geral em Cloud Computing
- Conhecer os principais produtos e serviços do GCP
Como eu consigo uma certificação?
Antes de comentar sobre como conseguir uma certificação, devemos entender que a maioria delas são pagas. Porém algumas empresas como a Microsoft e Amazon, oferecem programas e treinamentos que podem gerar cupons de desconto de até 100%. Bastando a pessoa interessada se inscrever nos mesmos!
Além das empresas, existem também organizações que oferecem treinamentos gratuitos para que você se prepare não só para o exame, mas também para o mercado! Dentre elas podemos mencionar a “Escola da Nuvem”, que oferece aulas gratuitas com laboratórios e professores disponíveis para tirar dúvidas.
Como se preparar para a minha prova?
Estude os conteúdos corretos! Para fazer isso, sempre que for realizar um exame de certificação faça a leitura do guia do exame. Nele você encontrará o objetivo do exame, a divisão da pontuação que deverá ser alcançada para aprovação e também os conteúdos que serão abordados. O guia do exame, na maioria das vezes, é oferecido na página para realizar o agendamento do exame.
Pratique! A experiência fará com que você conheça não só a parte teórica mas também a prática, então explore. Se você preferir estudar sobre esse mundo por conta própria, os provedores como AWS, Microsoft e Google, oferecem períodos de teste gratuitos em suas plataformas
por até 12 meses.
Além disso, faça conexões com pessoas que
obtiveram a aprovação no exame, elas irão te auxiliar e poderão tirar suas
dúvidas sobre a prova.
Live Cloudelas - Certificações: Por onde começar
giovana.costa@darede.com.br
Analista de Infraestrutura Cloud da Darede, Formada no Curso Técnico de Redes de Computadores na Escola SENAI de Informática. Buscando sempre aprimorar meus conhecimentos em Infraestrutura, AWS Cloud e Linux.