Autor: Thiago Nunes Marques
No último post, falamos sobre o re:Invent de forma geral e a importância que ele possui para a AWS, seus clientes novos e futuros, além de como isso muitas vezes dita o ritmo das inovações em nuvem. Contudo, estamos falando de um evento para aproximadamente 60 mil pessoas, espalhado em vários hotéis-cassinos reconhecidos mundialmente, na cidade mais badalada do mundo. Portanto, ficar TOTALMENTE perdido em um evento desse porte é normal e até esperado.
Lembrando que este ano a Darede estará presente no evento novamente. Caso você também esteja por lá, mande um salve nos comentários!
5 razões para aproveitar o re:Invent
- Acesso Exclusivo às Inovações da AWS
O re:Invent é famoso por ser o palco onde a AWS revela suas principais inovações. Todo ano, o evento traz novos serviços, atualizações e ferramentas que impactam a forma como empresas e desenvolvedores trabalham com a nuvem. Se você deseja estar na vanguarda da tecnologia, o re:Invent oferece acesso exclusivo a tudo que está por vir e várias sessões com dicas essenciais para otimizar sua experiência, baseadas em insights valiosos. - Aprendizado Profundo com Sessões Práticas
O evento oferece mais de 2.000 sessões de aprendizado, incluindo workshops práticos, hands-on labs e sessões interativas como chalk talks. Se você deseja aprimorar suas habilidades ou se preparar para certificações da AWS, essa é uma das melhores oportunidades do ano. Não importa se você está começando na AWS ou é um expert em nuvem; o re:Invent tem sessões para todos os níveis. Aliás, uma das sessões que mais gostei no ano passado não era técnica, mas sim focada em gestão e liderança. Para quem gosta de escovar bits, sessões como builders e chalk talks são as mais indicadas (ou os workshops, se você quiser/tiver tempo para 2 horas de sessões). - Networking com Profissionais de Alto Nível
Reunindo líderes de tecnologia, arquitetos de soluções, desenvolvedores de todo o mundo e uma quantidade de nerds que rivaliza com a San Diego Comic-Con, não se poderia esperar nada menos que conversas do mais alto nível no re:Invent o evento é uma oportunidade única para fazer networking com os principais nomes do setor, participar de eventos sociais e conhecer profissionais que podem ser parceiros de negócios ou abrir novas portas para sua carreira. Chega a ser bizarro descobrir que você está conversando sobre uma solução específica com o próprio criador dela. - Inspiração com Casos Reais de Sucesso
Além de aprender sobre novas tecnologias, o re:Invent traz histórias inspiradoras de empresas que estão utilizando a AWS para transformar suas operações. Esses casos de uso reais mostram como grandes corporações e startups estão inovando em seus setores, e você pode aplicar esses insights diretamente nos desafios que enfrenta em sua empresa. Já tivemos inclusive cases em português, como a Nubank, no ano passado. - Imersão em Las Vegas
Estar em Las Vegas é uma experiência única, e o evento oferece uma imersão total para você aproveitar ao máximo a cidade. Isso vai desde a forma como se separam as palestras e eventos, que ficam no Venetian (com sua incrível recreação dos passeios de Veneza) e no Caesars Palace (sem comentários, basta lembrar de “se beber, não case”), além dos inúmeros happy hours, festas e passeios na cidade. Em 2023, a Darede, junto com a Trend, levou os clientes para uma apresentação inédita no The Sphere, e posso afirmar que, para um amante da sétima arte, a experiência foi incrível (embora eu ficasse imaginando como seria jogar God of War naquela tela gigante).
Dicas essenciais para aproveitar ao máximo o evento
- Agende as sessões com antecedência.
Assim que a agenda oficial for liberada, use o aplicativo AWS Events para agendar suas sessões preferidas. As sessões mais populares lotam rapidamente, então garanta sua vaga quanto antes. Isso também ajuda a planejar seu deslocamento entre os locais do evento.
Observação: ainda é possível acompanhar a sessão, contudo precisa ficar em uma fila de espera na sala e contar com a sorte. - Procure ficar em um hotel próximo aos eventos.
Ficar muito longe dos hotéis onde o evento acontece pode significar mais gastos e mais tempo perdido em deslocamento. Notem que, mesmo com os shuttles, sair do Venetian e ir para o MGM pode demorar até 45min. Ficar em hotéis centrais (Harrahs, por exemplo) pode ser uma opção mais assertiva. - CALÇADOS
E sim com letras maiúsculas, pois esses são nossos principais aliados. Andar 20mil passos no dia chega a ser normal no evento (cheguei a bater mais de 40mil passos no último dia), então ter um tênis confortável é essencial. Na maior parte do tempo, usei um Skechers, e funcionou super bem para mim. - Planeje-se para as festas e eventos sociais.
Como falamos, a quantidade de festas, happy hours e eventos é gigante, e fazer uma programação é praticamente mandatória. Planners como o https://reinvent-planner.cloud/ ajudam no que tange às sessões, contudo se organize para estar nas festas e eventos também, pois elas são tão importantes quanto, pois ali você pode relaxar, se divertir e fortalecer o seu networking de forma descontraída. - Hidrate-se e tenha sempre um casaco.
Mesmo sendo inverno em Las Vegas, o Sol ainda estará presente, contudo, ainda estamos falando de um deserto, e mesmo com o sol aparecendo, o vento faz a sensação térmica ser muito baixa. Para se ter uma noção, o ar-condicionado nos lugares é quente e não frio. Some isso ao tempo seco do deserto e se tem um ambiente perfeito para bocas e nariz ressecados e exaustão. Por isso, sempre tenha consigo um casado (ano passado o evento dava uma blusa que ajudou bastante nesse sentido), uma garrafa d’água, um hidratante labial (sugiro fortemente um carmex), e tente gerenciar bem seu sono/descanso. Lembre-se de que são 5 dias intensos, então não tente usar todas as suas energias nos primeiros dias.
thiago.marques@darede.com.br
Technical Account Manager da Darede, formato em Rede de Computadores, e pós graduado em Segurança da Informação. Possui ampla experiência em Datacenters e Service Providers, além de ser um entusiasta em DevOps e mercado financeiro.