Tecnologia e setores do governo sempre pareceram ser antagônicos. Essa ideia vem basicamente de encontro com a burocracia que encontramos quando precisamos resolver algum problema relacionado a entidades governamentais como a Receita Federal ou o INSS. A relação entre a cloud computing e o governo ainda dá pequenos passos. Em comparação com países como Reino Unido, Canadá, Cingapura e Estados Unidos estamos bem atrás. E os números não nos ajudam neste quesito, de acordo com a última pesquisa da HDI AGOV feita sobre o assunto, indica que apenas 30% das instituições governamentais utilizam o cloud computing no Brasil. E o estudo considerou apenas a utilização de serviços de e-mail e ferramentas simples de escritório, como aplicativos de armazenamento em nuvem. Já área de infraestrutura, como processamento, armazenamento e rede, estamos bastante atrasados em relação aos avanços tecnológicos.
Cloud e Governo: as vantagens
A implementação da cloud computing tem inúmeras vantagens, como redução de custos, aumento da segurança, além de aceleração nos processos. A cloud computing também permite que os dados sejam atualizados e compartilhados instantaneamente nas diversas áreas governo no âmbito federal, estadual e municipal e assim será possível reduzir o tempo médio gasto no atendimento de cada cidadão, bem como na solicitação de serviços específicos, como por exemplo o auxílio emergencial dado pelo governo federal, em uma das medidas contra a pandemia. Outro benefício que a cloud traria para o setor público é a possibilidade de disponibilizar online serviços que anteriormente requeriam exclusivamente a presença física do cidadão, como a renegociação de dívidas ativas, por exemplo, reduzindo longas e demoradas filas e otimizando a produtividade da gestão pública.
Diante da pandemia do novo coronavirus a necessidade de realizar serviços remotos aumentou, uma vez que apesar de sermos impossibilitados de sair de casa, ainda precisamos de renovar documentos, regularizar situações fiscais, entre outras questões nas quais estamos acostumados a nos deslocar a sede de algum órgão governamental. Órgãos como os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran) buscaram se adaptar à nova realidade e aumentaram oferta de serviços online. Dentre eles estão a transferência de veículos, licenciamento e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Com essa medida, além de evitar aglomerações em espaços públicos, processos foram otimizados, assim aumentando a satisfação da população.
Modernizar a gestão pública também é o desafio de nossos governantes, pois além da redução de custos, traz a satisfação pessoal dos cidadãos que terão acesso a serviços de melhor qualidade e com maior velocidade.
Leia mais artigos sobre o public sector em nosso blog!