Por Cassius Oliveira
A pandemia da Covid-19 provocou uma verdadeira revolução nas empresas mundo afora, uma vez que para garantir a continuidade dos processos a assim atender todas as demandas necessárias, muitas organizações precisaram se reinventar. Mais de um ano depois desse grande marco da história, o mundo passa a começar a voltar a uma certa normalidade. Mas algumas mudanças realizadas neste momento realmente transformaram a forma que vamos lidar com a modalidade de trabalho, bem como a forma que nos relacionamos com a tecnologia.
O mercado da tecnologia da informação foi um dos setores mais afetados, o processo de crescimento do investimento em tecnologias, como a cloud computing, por exemplo, foi acelerado. De acordo com um estudo global da Equinix que apresentou a visão dos líderes de tecnologia sobre os impactos da COVID-19 no setor, apontou que cerca de 66% das empresas brasileiras investiram em uma reformulação de sua infraestrutura de TI, de forma a atender às demandas do período de quarentena e às exigências do regime de trabalho remoto e híbrido. No mundo, o relatório apontou que 1 em cada 7 líderes de tecnologia afirmaram que precisaram mudar suas estratégias no investimento de processos tecnológicos em suas empresas.
Falando apenas sobre cloud, o cenário foi ainda mais animador. Segundo relatório da consultoria Gardner, em 2020, houve um aumento de aproximadamente 41% no investimento em infraestrutura como serviço (IaaS) em relação a 2019, foram mais de 64 bilhões de dólares movimentados pelas ao redor do mundo. Os números apresentados refletem a importância da tecnologia no bom andamento dos negócios no mundo, pois através dela foi garantida a disponibilidade de aplicações que facilitaram o trabalho remoto, bem como as soluções digitais que possibilitaram a compra de produtos nas lojas virtuais, que ajudaram a fortalecer a cultura do varejo online.
E agora?
No artigo sobre tendencias da cloud, trazemos de forma mais detalhada quais são os próximos passos e desafios da tecnologia, mas do ponto de vista empresarial, a pandemia despertou a necessidade das empresas de implementarem uma verdadeira cultura de inovação em seus processos, trazendo assim a tecnologia em todos os departamentos do negócio, para que assim seja possível atender todas as demandas do mundo atual.