Para atingir seus objetivos comerciais e tecnológicos, atualmente as empresas necessitam adotar processos sustentáveis, inclusive seus ambientes em cloud. E a AWS entende que a inovação é parte essencial para atingir as metas de sustentabilidade firmadas em diversos acordos ao redor do mundo. Que é preciso enfrentar desafios como a descarbonização para impulsionar a transformação digital sustentável.
Pilar Sustentabilidade
Pensando nisso, a maior plataforma de serviços em cloud do mundo adicionou um pilar em seu framework de boas práticas, o AWS Well Architected especificamente para adotar processos sustentáveis em ambientes de cloud AWS, assim auxiliando as empresas a extraírem o melhor que a tecnologia pode oferecer.
O pilar de sustentabilidade do Well Architected Framework atua em 6 pontos:
- A compreensão do impacto de sua estrutura;
- O estabelecimento de metas de sustentabilidade;
- O aumento da eficiência de seus workloads;
- A atualização de hardwares e softwares;
- A utilização de serviços gerenciados;
- A redução do impacto downstream de suas workloads em nuvem.
Sustentabilidade na Darede
A Darede segue um sólido empenho em impulsionar a sustentabilidade por meio do desenvolvimento de seus produtos e profissionais, incluindo no seu roadmap de desenvolvimento de médio e longo prazo, agindo em sua empresa em quatro fases:
Fase “Tier 01” – Identificação de Recursos SaaS e PaaS para ARM:
- Catálogo de Recursos:
o Análise de serviços SaaS e PaaS disponíveis na AWS que suportam processadores ARM.
- Ferramenta de Análise Automática:
o Utilizamos uma ferramenta automatizada que verifica a compatibilidade de recursos SaaS e PaaS com processadores ARM.
Fase “Tier 02” – Identificação de Recursos IaaS para ARM:
- Mapeamento de Recursos IaaS:
o Mapeamento de recursos IaaS na AWS que suportam processadores ARM, incluindo instâncias de máquinas virtuais e outros recursos relevantes.
- Integração com a Ferramenta de Provisionamento:
o Análise de integração e compatibilidade com ARM, facilitando a escolha de recursos adequados pelos usuários.
- Recomendações Automáticas:
o Recomendações automáticas com base nos requisitos do usuário, sugerindo instâncias compatíveis com ARM sempre que possível.
Fase “Tier 03” – Análise de Código para Compatibilidade com ARM:
- Scanner de Código:
o Varredura de código que analisa o código-fonte em busca de bibliotecas e dependências que podem ser incompatíveis com processadores ARM.
- Relatórios Detalhados:
o Fornecimento de um relatório detalhado indicando áreas específicas do código que podem precisar de ajustes para garantir a compatibilidade.
- Integração com CI/CD:
o Análise e ajustes no fluxo de CI/CD para construção de artefatos baseados em ARM.
- Suporte à Migração:
o Suporte e recursos para ajudar os desenvolvedores a fazerem os ajustes necessários para garantir a compatibilidade com ARM.
Ao seguir essas fases, sua carga de trabalho pode ser 100% compatível com processadores ARM em diferentes camadas de computação em nuvem, desde SaaS e PaaS até IaaS, e garantir que o código da carga de trabalho seja ajustado quando necessário.
A Darede é o primeiro (e ainda único) parceiro da AWS é habilitada com “Parceiro Diferenciado de Well-Architected”, esse selo foi em função da prática constante do método da AWS de boas práticas de uso de nuvem.
Equipe de comunicação e marketing formada por profissionais especializados em tecnologia.