Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) transformar o coronavírus (COVID-19) em uma pandemia, e o avanço dos casos confirmados em nosso país, muitas empresas estão orientando seus colaboradores a realizar o home office, ou seja, trabalhar de casa. Esta modalidade pode ser um desafio para muitas pessoas pois requer disciplina para manter a concentração e produtividade. Diante disso o blog Darede selecionou algumas dicas para que o home office não se torne uma experiência problemática tanto para o colaborador quanto para a empresa:
1- Mantenha a rotina
Apesar de estar em casa, sua rotina de trabalho não deve ser alterada. Então acorde, tome café da manhã e se vista como fosse trabalhar. Isso ajuda seu cérebro a entender que é hora de trabalho e não de lazer. Além disso é essencial para aqueles que terão que fazer reuniões online.
2- Continue com os horários de forma rígida
Você irá poupar o tempo de deslocamento e trânsito. E isso é positivo. Mas seus horários deverão continuar rígidos. Você entra as 9h no trabalho? Esteja em frente ao computador as 9h. Tem uma hora de almoço? Siga seu horário normalmente até o fim do expediente, assim como aconteceria se você estivesse no trabalho.
3- Utilize um local adequado
Trabalhar em cima da sua cama ou sentado no sofá da sua sala talvez não seja a ideia mais produtiva. Procure um lugar tranquilo, bem iluminado onde não há distrações, e que tenha uma mesa com uma cadeira confortável. Sempre comunique seus parentes ou pessoas que moram contigo que você está em horário de trabalho e não pode ser interrompido a não ser em emergências.
4- Internet
Nada é mais frustrante do que a internet falhar no meio do expediente. Então cheque com antecedência a qualidade e comunique imediatamente seu gestor em caso de problemas na rede.
5- Comunicação, comunicação, comunicação!
Esteja sempre em contato com seus colegas, seja via e-mails ou aplicativos de computador e celular, como o Whatsapp por exemplo. Assim serão evitadas falhas de comunicação que podem criar problemas no andamento de processos, assim tornando o home office um vilão da sua empresa.
O importante aqui é fazer esta transição de uma forma tranquila e transparente a fim de evitar problemas e falta de produtividade. Sempre avise seu gestor em caso de quaisquer contratempos.
Leia mais dicas de home office em nosso blog!