Visão Geral
Fundada em 2018, a startup Houpa, tem como missão levar a moda de todos para todos. Chegou inovando o jeito de comprar e vender roupas no atacado. Seu modelo de negócio foi validado pela quantidade de usuários cadastrados, pelo volume de transações realizadas, pela eficiência e facilidade de compra e venda que a solução entregava. Chegou a mais de 57 mil usuários cadastrados em sua plataforma entre marcas, multimarcas e consumidores finais. No meio do caminho a startup enfrentou a chamada “dor do crescimento” e, para adequar sua infraestrutura à velocidade de seu negócio, contou com o apoio da Parceiro AWS Darede para modernização de seu ambiente na nuvem AWS para uma arquitetura serverless.
Oportunidade | Aprimorando a Experiência de Moda com Tecnologia de Ponta
Em 2018 quando a solução foi desenvolvida, era uma plataforma digital gratuita, que conectava fornecedores e compradores no mercado de moda atacadista, operava nos modelos B2B e B2C e simplificava o processo de compra e venda. Era um sistema acessível por computador ou smartphone, a plataforma reunia marcas, fabricantes, e revendedores, facilitando a divulgação de produtos, a busca por novos clientes, o controle de pedidos e a atualização sobre lançamentos. Desta forma, a plataforma otimizava tempo e reduzia a burocracia, oferecendo um ambiente eficiente para negócios no setor de moda.
Para sustentar esta operação, o Houpa precisava de um ambiente de TI que pudesse ser constantemente atualizado, para acompanhar a evolução do mercado e o crescimento dos negócios da empresa. Isso se tornou especialmente crítico em 2023, quando a plataforma passou a demandar uma atualização para garantir acessibilidade, velocidade e, principalmente, compatibilidade com as versões mais atuais do sistema Android. “Além disso, fomos surpreendidos pela descontinuação do gateway de pagamentos que utilizávamos”, lembra a CCO (Chief Customer Officer) do Houpa, Francine Catelão, lembrando que este contexto trazia dificuldade de manutenção e evolução da plataforma.
“Além disso, a plataforma estava hospedada em uma única máquina sem escalabilidade configurada, com uma limitação que poderia comprometer o atendimento durante picos de tráfego, resultando em quedas de serviço e impactando negativamente a experiência do usuário”, diz. Desta forma, o time de Francine iniciou a busca não apenas de um novo gateway de pagamento, mas também de uma nova infraestrutura de hospedagem que incorporasse elasticidade e disponibilidade, garantindo que a aplicação pudesse escalar de acordo com a demanda, oferecendo uma experiência de usuário estável e segura.
A colaboração da Darede foi crucial para o lançamento de nossa nova plataforma, aprimorando a segurança e a qualidade da experiência dos nossos clientes.”
Francine Catelão
Chief Customer Officer do Houpa
Solução | Apostando em uma Arquitetura Serverless
Para o desenvolvimento da nova arquitetura, o Houpa contou com o apoio da Darede, partner Premier Services da AWS. O objetivo era buscar uma solução que fosse escalável, segura e que levasse uma interface mais amigável aos usuários da plataforma. O trabalho conjunto entre as equipes das duas empresas resultou na criação de uma arquitetura de marketplace otimizada, baseada em uma série de serviços AWS.
De acordo com o arquiteto de soluções da Darede, Gustavo Mainchein, a solução envolveu a integração de tecnologias que garantissem uma experiência de compra fluida e eficiente, utilizando serviços como o AWS Lambda, para execução serverless de código; o Amazon Relational Database Service (Amazon RDS) para o gerenciamento de banco de dados; o Amazon Simple Storage Service (Amazon S3), para armazenamento escalável de dados; o Amazon CloudFront, para a distribuição rápida e segura de conteúdo; e o AWS Web Application Firewall (AWS WAF) para proteção contra ameaças, tudo isso integrado em uma arquitetura baseada em microsserviços e totalmente serverless para garantir escalabilidade, segurança e eficiência operacional:
“Precisávamos de uma solução escalável, mais segura e que facilitasse manutenções futuras e a arquitetura que escolhemos combina a flexibilidade e escalabilidade dos serviços AWS para criar uma solução robusta e eficiente que se adapta às demandas dinâmicas de um ambiente de aplicações web e mobile”, explica Mainchein, lembrando que a integração de serviços gerenciados facilita a implementação de infraestrutura como código, assegurando que os recursos sejam configurados e gerenciados de maneira consistente e eficiente.
Outro ponto destacado pelo arquiteto foi a importância da solução serverless, fundamental para resolver os desafios e aprimorar a plataforma do Houpa. Segundo Mainchein, o modelo oferece vantagens como escalabilidade automática; redução de custos; mais segurança; manutenção simplificada; e mais agilidade na implementação e atualização. “A combinação destes elementos faz da arquitetura serverless uma escolha estratégica para o Houpa, permitindo que a plataforma se adapte rapidamente a um ambiente de marketplace dinâmico e em constante evolução”, afirma.
Resultado | Ganhando Eficiência e Melhorando a Experiência do Usuário
Por enquanto, a nova arquitetura serverless baseada em microsserviços está sendo utilizada como MVP (Minimum Viable Product), mas o Houpa já constata uma série de benefícios. Francine destaca o ganho de escalabilidade e desempenho, já que hoje a plataforma escala automaticamente para atender picos de tráfego sem interrupções, entregando consistência e eficiência. “O uso do AWS WAF e o fim dos tokens JWT melhorou muito a segurança da plataforma, protegendo contra ameaças como SQL Injection e Cross-Site Scripting (XSS) e garantindo a integridade dos dados dos usuários”, ressalta.
A executiva também cita a redução de custos operacionais, uma vez que o Houpa paga hoje somente pelos recursos efetivamente utilizados, evitando gastos com infraestrutura ociosa. “Além disso, o uso de uma arquitetura atualizada aprimorou nossa observabilidade e auditoria da infraestrutura, garantindo conformidade e segurança das nossas operações”, diz, lembrando que, com a conclusão do projeto, o Houpa não apenas superou desafios críticos, mas também melhorou sua eficiência operacional, reduziu custos e se preparou para o crescimento futuro, com planos de expansão da plataforma para outros sellers.